Estímulo à leitura infantil

Postado por: Contato
07/06/2022 às 13:03

Texto original: Portal Lunetas


Depois de atuar como jornalista, colaborando com textos infantis para revistas, o autor de livros infantojuvenis Pedro Bandeira foi estudar psicologia do desenvolvimento. Segundo ele, “ao entender as principais características de determinada idade, você percebe que tem aí uma personagem: um garoto introvertido ou um adolescente sonhador, por exemplo”.

Dessas pesquisas, surgiram histórias bem-sucedidas que marcaram a trajetória de muitos jovens leitores, como “O fantástico mistério de Feiurinha” e a “A droga da obediência”, fazendo dele o autor de literatura juvenil com o maior número de obras vendidas no Brasil.

Esse interesse pelo desenvolvimento infantil levou Pedro Bandeira a produzir em seu canal no YouTube, a cada quinzena, conversas relacionadas às fases da infância e a relação de cada uma com o universo da literatura – da barriga da mãe à formação de um leitor autônomo. Confira a seguir os primeiros vídeos da série “Fases da vida”.

Leia para o bebê na barriga


Este vídeo aborda a descoberta de que os bebês podem começar a desenvolver o gosto pela leitura quando ainda estão no útero materno. Por isso, é possível ler histórias para a sua criança antes do nascimento, quando ela já tem a capacidade de ouvir, de sentir e de registrar na memória as sensações daquilo que vem do exterior.

https://youtu.be/l9ayHA0sAzM


Recém-nascido e leitor: o bebê também lê


Este vídeo destaca a importância do hábito da leitura logo no começo da vida, com dicas para pais e educadores sobre o quê, como e quando ler para uma criança recém-nascida. Ler para crianças com idade de até um ano e seis meses estimula o cérebro a processar histórias, reconhecer e gravar palavras, aumentando a possibilidade de formar um leitor no futuro. É no começo da vida que o som das palavras e o ritmo da língua começam a ser absorvidos na memória, dando início ao estoque do universo vocabular.


https://youtu.be/g5FAoR3AqV0


Bebê de até três anos: pré-leitor


Nessa fase da vida do bebê – de dezoito meses a três anos de idade – é muito importante insistir na repetição de palavras para enriquecer o universo vocabular do pequeno – mesmo que ele não entenda muita coisa! Nessa fase, a criança começa a gravar e falar palavras, sons e expressões. Por isso, o adulto responsável deve repetir ao máximo versos e rimas nas leituras para os pequenos pré-leitores. A reprodução das mesmas palavras – somada às imagens dos objetos e personagens nos livros – estimula os cinco sentidos do bebê, como se fossem cinco memórias. Daí a importância de sons de animais, por exemplo.

https://youtu.be/iCj5IqbaZLM


Ler na segunda infância: 3 a 6 anos


Aqui, o escritor Pedro Bandeira fala sobre a importância dos livros na fase em que a criança começa a desenvolver a leitura. Neste período, de pré-escola inclusive, é esperado da criança que ela conheça a própria língua, fale frases curtas e completas, com clareza e facilidade – daí a relevância de leituras com universo vocabular rico e variado. Neste vídeo, há dicas de como, o quê e quando ler para um pequeno que está descobrindo o prazer da leitura.


https://youtu.be/Jjq6XeHsz84


Fonte: Extraído em 16 de abril: https://lunetas.com.br/pedro-bandeira-videos-leitura-infancia/?utm_source=Newsletter&utm_medium=Click_Newsletter&utm_campaign=76-fome