Ensino Fundamental I

O Ensino Fundamental está estruturado em duas fases: a primeira caracterizada pela ação dos professores junto aos seus alunos do 1º ao 5º ano, atuando como mediadores, criando situações que estimulem o desejo de aprender; na segunda fase, do 6º ao 9º ano, devido às características específicas da idade dos alunos, o trabalho “concreto” tende a diminuir, dando lugar ao pensamento abstrato.

No Ensino Fundamental, os alunos desenvolvem habilidades e competências de modo que o aluno saiba utilizar diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica, corporal – como meio para expressar e comunicar as suas ideias, interpretar e usufruir das produções da cultura.

Atividades curriculares complementares: Artes, Informática, Educação Física e Inglês.

OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

a) Proporcionar ao educando o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo. A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade. O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores. O fortalecimento dos vínculos familiares, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;

b) Capacitar o educando, através de suas atividades, a adquirir e desenvolver os conhecimentos atualizados que lhe permitam interagir no mundo que o cerca;

c) Proporcionar atividades pedagógicas integradas, contínuas e progressivas, que atendam às características bio-psico-sociais do educando.